ATIVIDADES

PLANO DE AULA: MATEMÁTICA

1) TEMPO: 10 minutos.

2) DATA: 27 de Abril de 2011.

3) CONTEÚDO: Oficina do Boliche.

4) OBJETIVOS: Proporcionar às crianças o reconhecimento de algarismos, leitura, escrita de números, contagem e comparação de quantidades. Resolução de situações problema. Avaliação de força e distância.

5) METODOLOGIA: Material a ser utilizado: Garrafas e uma bola para cada grupo de 4 a 8 alunos. As garrafas podem ser feitas a partir de vasilhames de refrigerantes e a bola pode ser de borracha ou feita com meias velhas.


Inicia-se com as seguintes perguntas:
• Quem conhece o jogo de boliche?
• Como se joga boliche?
• Como se decide quem joga primeiro? (Sugestão: Dado – Número maior)
Após uma breve conversa com os participantes explicando as regras do jogo (distância de lançamento, não atrapalhar os colegas, cores das garrafas e suas pontuações.) fixaremos uma tabela onde todos terão acesso à pontuação de cada garrafa de acordo com a sua cor.
Iniciaremos então o jogo. Um aluno toma a posse da bola, se posiciona atrás da linha marcada ao chão e a lança com o intuito de atingir as garrafas. Após o lançamento ele fará o registro de quantas garrafas de cada cor derrubou (Ver Avaliação), passando assim a vez para o próximo aluno.
Enquanto uma pessoa (aluna da Uemg) acompanha o registro outra direciona o jogo.
De acordo com o desenvolvimento do jogo, o aluno poderá jogar mais de uma vez.

6) AVALIAÇÃO: Os números apresentados aqui são somente fictícios. Preciso saber o nível de desenvolvimento da turma para que eu organize com maior precisão o número de garrafas a serem utilizadas bem como a pontuação que elas terão no jogo. (Calculadora?)


6.1) Pedir às crianças registrem quantas garrafas e as cores das garrafas derrubadas por elas.

6.2) Propor oralmente uma série de problemas:
• Quem derrubou mais garrafas?
• Quantas garrafas o (Nome do Aluno 1) derrubou a mais que o (Nome do Aluno 2)?
• O que acontece se o (Nome do Aluno 1) derrubar mais 3 garrafas?

6.3) Apresentar às crianças a tabela de Cores X Pontuação.
Cor Pontuação
Preto 20
Branco 15
Vermelho 10
Amarelo 5
Azul 1

6.4) Pedir às crianças que completem a seguinte tabela registrando a pontuação parcial e a pontuação total obtida no jogo.

6.5) As curiosidades e observações das crianças serão muito validas nesse momento.

Ex:
• Jogaram com o intuito em derrubar todas as garrafas
• Jogaram com o intuito em derrubar a que tinha maior pontuação
• Jogaram com o intuito em derrubar as mais fáceis(quais eram as mais fáceis)

Dessa maneira, abre-se espaço para a partilha das crianças.


MATERIAL DOURADO


1)      Sabendo que:



















Responda as seguintes questões:

Em uma atividade realizada em sala a professora deu para Ana Clara 10 cubinhos e 1 barra, logo em seguida entregou para Beatriz 1 barra e uma placa. Pediu que elas escrevessem em um papel qual era o valor representado.
a)      Qual o valor representado por Ana?


b)      Qual o valor representado por Beatriz?

c) Se juntarmos as barras de Ana com as de Beatriz qual valor estaríamos representando?


2)      Nessa atividade você deverá colorir as barras e os cubinhos representando o valor indicado ao lado.




a)





b)





c)





d)


3)      Circule o numeral que corresponde ao desenho abaixo:






a) 125
b) 225
c) 35
d) 215

4)      Escreva o valor correspondente as peças do material dourado:




a)

b)

5)      Complete as lacunas:

       1 cubinho representa  _____  Unidades.

Com esse cubinho eu formo o numeral:  ________

 


       1 Barra representa ____ Dezenas ou  _______ Unidades
                 



Com essa barra eu formo o numeral: __________
 



                                                                 1 Placa representa ______ Centenas ou ______ Dezenas
   ou  ______ Unidades


Com essa placa eu formo o numeral: __________



6)      Escreva por extenso as representações com o material dourado:














         __________________________________________________________________

                _______________________________________________________________

                               __________________________________________________________











                               __________________________________________________________

















                               __________________________________________________________















                               __________________________________________________________
 

                               __________________________________________________________



















                               __________________________________________________________



























                                          _____________________________________________________


                               __________________________________________________________

                              



7)      Complete o quadro a seguir:
REPRESENTAÇÃO
NUMERAL
C
D
U
ANTECESSOR
SUCESSOR






























8)      Desenhe as peças do material dourado de acordo com número:











































9)      Pinte as bolhas que possuem menos que 15 unidades:































10)   Dê seqüencia no preenchimento da tabela a seguir:

+
0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
___
___
___
___
___
___
___

11)   Qual o número representado no Q.P.?

CENTENA
DEZENA
UNIDADE


Resposta: _____________________

- O que acontece se eu acrescentar mais 1 unidade à esse número?
_____________________________________________________________________________

12)   Coloque     =  (igual)  ou   (diferente)




               
                                                             
a)























a)       


                                                              




































b)       

                                                              

13)   Realize as somas com o auxilio do Material Dourado seguindo o exemplo:

Ex:







15 + 16 = 31
 











a) 50 + 53 =
b) 12 + 24 =
c) 75 + 36 =
d) 25 + 7 =
e)7 + 9 =