1) TEMPO: 10 minutos.
2) DATA: 27 de Abril de 2011.
3) CONTEÚDO: Oficina do Boliche.
4) OBJETIVOS: Proporcionar às crianças o reconhecimento de algarismos, leitura, escrita de números, contagem e comparação de quantidades. Resolução de situações problema. Avaliação de força e distância.
5) METODOLOGIA: Material a ser utilizado: Garrafas e uma bola para cada grupo de 4 a 8 alunos. As garrafas podem ser feitas a partir de vasilhames de refrigerantes e a bola pode ser de borracha ou feita com meias velhas.
Inicia-se com as seguintes perguntas:
• Quem conhece o jogo de boliche?
• Como se joga boliche?
• Como se decide quem joga primeiro? (Sugestão: Dado – Número maior)
Após uma breve conversa com os participantes explicando as regras do jogo (distância de lançamento, não atrapalhar os colegas, cores das garrafas e suas pontuações.) fixaremos uma tabela onde todos terão acesso à pontuação de cada garrafa de acordo com a sua cor.
Iniciaremos então o jogo. Um aluno toma a posse da bola, se posiciona atrás da linha marcada ao chão e a lança com o intuito de atingir as garrafas. Após o lançamento ele fará o registro de quantas garrafas de cada cor derrubou (Ver Avaliação), passando assim a vez para o próximo aluno.
Enquanto uma pessoa (aluna da Uemg) acompanha o registro outra direciona o jogo.
De acordo com o desenvolvimento do jogo, o aluno poderá jogar mais de uma vez.
6) AVALIAÇÃO: Os números apresentados aqui são somente fictícios. Preciso saber o nível de desenvolvimento da turma para que eu organize com maior precisão o número de garrafas a serem utilizadas bem como a pontuação que elas terão no jogo. (Calculadora?)
6.1) Pedir às crianças registrem quantas garrafas e as cores das garrafas derrubadas por elas.
6.2) Propor oralmente uma série de problemas:
• Quem derrubou mais garrafas?
• Quantas garrafas o (Nome do Aluno 1) derrubou a mais que o (Nome do Aluno 2)?
• O que acontece se o (Nome do Aluno 1) derrubar mais 3 garrafas?
6.3) Apresentar às crianças a tabela de Cores X Pontuação.
Cor Pontuação
Preto 20
Branco 15
Vermelho 10
Amarelo 5
Azul 1
6.4) Pedir às crianças que completem a seguinte tabela registrando a pontuação parcial e a pontuação total obtida no jogo.
6.5) As curiosidades e observações das crianças serão muito validas nesse momento.
Ex:
• Jogaram com o intuito em derrubar todas as garrafas
• Jogaram com o intuito em derrubar a que tinha maior pontuação
• Jogaram com o intuito em derrubar as mais fáceis(quais eram as mais fáceis)
Dessa maneira, abre-se espaço para a partilha das crianças.
MATERIAL DOURADO
1) Sabendo que:
![]() |
Responda as seguintes questões:
Em uma atividade realizada em sala a professora deu para Ana Clara 10 cubinhos e 1 barra, logo em seguida entregou para Beatriz 1 barra e uma placa. Pediu que elas escrevessem em um papel qual era o valor representado.
a) Qual o valor representado por Ana?
b) Qual o valor representado por Beatriz?
c) Se juntarmos as barras de Ana com as de Beatriz qual valor estaríamos representando?
2) Nessa atividade você deverá colorir as barras e os cubinhos representando o valor indicado ao lado.
![]() |
a)
![]() |
b)
![]() |
c)
![]() |
d)
3) Circule o numeral que corresponde ao desenho abaixo:
![]() |
a) 125
b) 225
c) 35
d) 215
4) Escreva o valor correspondente as peças do material dourado:
![]() |
a)

5) Complete as lacunas:

Com esse cubinho eu formo o numeral: ________

1 Barra representa ____ Dezenas ou _______ Unidades
Com essa barra eu formo o numeral: __________

1 Placa representa ______ Centenas ou ______ Dezenas
ou ______ Unidades
Com essa placa eu formo o numeral: __________
6) Escreva por extenso as representações com o material dourado:
![]() | ![]() | ||||
![]() | ![]() | ![]() |

_______________________________________________________________
__________________________________________________________
![]() | ![]() | ||
![]() | ![]() |
__________________________________________________________
![]() | ![]() | ||||
![]() | |||||
![]() | ![]() | ||||
__________________________________________________________
![]() | ![]() | ![]() | |||
![]() | ![]() | ![]() |
__________________________________________________________

__________________________________________________________
![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ||||
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
__________________________________________________________
![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ||||||
![]() | |||||||||
![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ||||||

__________________________________________________________
7) Complete o quadro a seguir:
REPRESENTAÇÃO | NUMERAL | C | D | U | ANTECESSOR | SUCESSOR |
![]() | | | | | | |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() | | | | | | |
![]() ![]() ![]() ![]() | | | | | | |
![]() ![]() | | | | | | |
8) Desenhe as peças do material dourado de acordo com número:
![]() | ||
![]() | ||
![]() | ||
![]() | ||
![]() |
9) Pinte as bolhas que possuem menos que 15 unidades:
![]() | |||
![]() | |||
![]() | |||
![]() |
10) Dê seqüencia no preenchimento da tabela a seguir:
+ | 0 | ![]() | ![]() | ![]() ![]() | ![]() | ![]() ![]() | ![]() | ![]() ![]() | ![]() | ![]() ![]() |
![]() | 10 | 11 | 12 | ___ | ___ | ___ | ___ | ___ | ___ | ___ |
11) Qual o número representado no Q.P.?
CENTENA | DEZENA | UNIDADE |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() | ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() | ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Resposta: _____________________
- O que acontece se eu acrescentar mais 1 unidade à esse número?
_____________________________________________________________________________
12) Coloque = (igual) ou ≠ (diferente)
![]() |


![]() | |||||||
![]() | |||||||
![]() | |||||||
![]() |
a)
![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
b)
13) Realize as somas com o auxilio do Material Dourado seguindo o exemplo:
Ex:
![]() | |||
| |||
a) 50 + 53 =
b) 12 + 24 =
c) 75 + 36 =
d) 25 + 7 =
e)7 + 9 =